viernes, 16 de febrero de 2018

Educacao e transformacao: Significacoes no pensamento de Paulo Freire


Resumo

Educacao e transformacao: Significacoes no pensamento de Paulo Freire

Por: Lic. Mario Rios Quispe

Idea Chave

O trabalho do Paulo Freire é um  abordagem sobre os saberes previos de povo na construcao de novos saberes e a participacao comunitaria con certo cunho político; tudo pelo escrito tem ele fin da transformacao social. Seu estudo é um reconhecimento a importancia do saber popular em o saber científico.


Introducao

Os autores Ferreira, Santos e souza fazem um estudo interpretativo das ideias de Paulo Freire relacionadas a conceito do transformacao, eles toman como ponto central o referente a sua obra (pedagogía do oprimido, P. Freire, 1988). O base de sua obra estao na existencia de opressores e oprimidos e a permanenca de desigualdade social. Para Arroyo é urgente retomar a relacao nao superada entre educacao e desigualdade na qual urge uma mudanca. A pedagogía do oprimido é um exemplo de uma pedagogía formulada dentro uma racionalidade cosmopolita, pero enraizada na realidade das clases populares. Por tanto, su estudo leva a pergunta: ¿pode a educacao operar uma mudanca?


Preámbulo filosófico e pedagógico do pensamento de Paulo Freire

Se bem, muito tempo atrás disse Marx: “os filósofos se limitaram a interpretar o mundo, mas o que importa é transformá-lo”; assim tambén , Paulo Freire faz uma proposta: “reflexao e acao nao se separam”. Outra coisa que destaca de Freire é a conscientizacao que para o, a conscientizacao é decisiva para uma transformacao, o que considera a acao y a reflexao para emancipacao dos sujeitos. Isto parece uma utopia. Porém como diz  Favero (2011) “pedagogía de Paulo Freire é revolucionaria pois resgata e sentido de utopia”.


Metodología

É uma pesquisa bibliográfica tomándo-se por base seis obras do autor tendo como foco a ideia de transformacao e mudanca.


RESULTADOS E DISCUSSAO

Libertade e dialogo

Libertade: para P. Freire tem uma posicao de destaque

Enquanto para Weffort (1986)  “a ideia de libertade de Freire é um de seus principios essenciais … e uma afirmacao de um modo de instauracao histórica”, e teria como principal funcao  (Meszaros (2005) “transformar o modo de pensar das pessoas para a construcao de um novo orden social”.

Acerca disso Freire diz: “o carácter da libertade no proceso pedagógico ocorre na medida em que o homem transforma o seu mundo e a si mesmo, despetando as possivilidades criadoras humanas”

Assim entao, a libertade é o “dialogo” que é reflexao compartilhada e que leva a uma visao do mundo que nao é so mudar, senao tambem transformarlo para a libertade, contrario a conceito de acomodacao  e adaptacao.

A aplicacao de o dito o temos em Gadotti (2011) quem manifesta “Freire defendia uma escola pública  como espaco de resgate científico da cultura popular, uma escola como espaco de organizacao política das clases populares e instrumento de la luta contrahegemonica” e isso se pode fazer con dialogo.


Concientizacao, problematizacao é crítica

Brandao (1981) considera que “a concientizacao é um proceso de transformacao do modo de pensar” no sentido original, concientizacao implica acao, isto é, uma relacao particular entre pensar e  atuar; para isso Freire toma em conta que uma educacao problematizadora implicava questoes concretas que se quer tranformar; assim o homem e um verdadeiro sujeito da transformacao que so é possivel por meio de a concientizacao. La educacao assim como diz Mészaros (2005) “educar nao é mera transferencia do conhecimento, mas construir e libertar ser humano reconhecendo que a historia e um campo aberto de posibilidades”.


Praxis e subjetividade

Oliveira, Carvalho (2007) diz: “é na acao na praxis e no trabalho que o homem toma consciencia do mundo e dos outros” isto é muito parecido a manifestó de Marx que diz: “ é na praxis que o homem debe demostrar a verdade de seu pensamento”  Gramsci tambén diz algo similar quando se refere a filosofía da praxis y que Freire o considera cuando manifesta que: “os homens sao seres da praxis”

Assim Paulo Freire ao defender a exigencia de transformacao objetiva de situacao opresora, afirma, do mesmo modo, a importancia do papel de subjetividades, pois a subjetividades leva a uma acao coletiva e as duas vem a ser a concientizacao  em a praxis e orientado a transformacao e mudanca, portanto a emancipacao de os sujeitos, sempre com um cunho político.

FEB2018MRQ


No hay comentarios: