Resumo
Educacao
e transformacao: Significacoes no pensamento de Paulo Freire
Idea
Chave
O trabalho do Paulo
Freire é um abordagem sobre os saberes
previos de povo na construcao de novos saberes e a participacao comunitaria con
certo cunho político; tudo pelo escrito tem ele fin da transformacao social.
Seu estudo é um reconhecimento a importancia do saber popular em o saber
científico.
Introducao
Os autores Ferreira,
Santos e souza fazem um estudo interpretativo das ideias de Paulo Freire
relacionadas a conceito do transformacao, eles toman como ponto central o
referente a sua obra (pedagogía do oprimido, P. Freire, 1988). O base de sua
obra estao na existencia de opressores e oprimidos e a permanenca de
desigualdade social. Para Arroyo é urgente retomar a relacao nao superada entre
educacao e desigualdade na qual urge uma mudanca. A pedagogía do oprimido é um
exemplo de uma pedagogía formulada dentro uma racionalidade cosmopolita,
pero enraizada na realidade das clases populares. Por tanto, su estudo leva
a pergunta: ¿pode a educacao operar uma mudanca?
Preámbulo
filosófico e pedagógico do pensamento de Paulo Freire
Se bem, muito tempo
atrás disse Marx: “os filósofos se limitaram a interpretar o mundo, mas o que
importa é transformá-lo”; assim tambén , Paulo Freire faz uma proposta:
“reflexao e acao nao se separam”. Outra coisa que destaca de Freire é a
conscientizacao que para o, a conscientizacao é decisiva para uma
transformacao, o que considera a acao y a reflexao para emancipacao dos
sujeitos. Isto parece uma utopia. Porém como diz Favero (2011) “pedagogía de Paulo Freire é
revolucionaria pois resgata e sentido de utopia”.
Metodología
É uma pesquisa
bibliográfica tomándo-se por base seis obras do autor tendo como foco a ideia
de transformacao e mudanca.
RESULTADOS
E DISCUSSAO
Libertade
e dialogo
Libertade: para P.
Freire tem uma posicao de destaque
Enquanto para Weffort
(1986) “a ideia de libertade de Freire é
um de seus principios essenciais … e uma afirmacao de um modo de instauracao
histórica”, e teria como principal funcao
(Meszaros (2005) “transformar o modo de pensar das pessoas para a
construcao de um novo orden social”.
Acerca disso Freire
diz: “o carácter da libertade no proceso pedagógico ocorre na medida em que o
homem transforma o seu mundo e a si mesmo, despetando as possivilidades
criadoras humanas”
Assim entao, a
libertade é o “dialogo” que é reflexao compartilhada e que leva a uma visao do
mundo que nao é so mudar, senao tambem transformarlo para a libertade, contrario
a conceito de acomodacao e adaptacao.
A aplicacao de o dito o
temos em Gadotti (2011) quem manifesta “Freire defendia uma escola pública como espaco de resgate científico da cultura
popular, uma escola como espaco de organizacao política das clases populares e
instrumento de la luta contrahegemonica” e isso se pode fazer con dialogo.
Concientizacao, problematizacao é crítica
Brandao (1981)
considera que “a concientizacao é um proceso de transformacao do modo de
pensar” no sentido original, concientizacao implica acao, isto é, uma relacao
particular entre pensar e atuar; para
isso Freire toma em conta que uma educacao problematizadora implicava questoes
concretas que se quer tranformar; assim o homem e um verdadeiro sujeito da
transformacao que so é possivel por meio de a concientizacao. La educacao assim
como diz Mészaros (2005) “educar nao é mera transferencia do conhecimento, mas
construir e libertar ser humano reconhecendo que a historia e um campo aberto
de posibilidades”.
Praxis
e subjetividade
Oliveira, Carvalho
(2007) diz: “é na acao na praxis e no trabalho que o homem toma consciencia do
mundo e dos outros” isto é muito parecido a manifestó de Marx que diz: “ é na
praxis que o homem debe demostrar a verdade de seu pensamento” Gramsci tambén diz algo similar quando se
refere a filosofía da praxis y que Freire o considera cuando manifesta que: “os
homens sao seres da praxis”
Assim Paulo Freire ao
defender a exigencia de transformacao objetiva de situacao opresora, afirma, do
mesmo modo, a importancia do papel de subjetividades, pois a subjetividades
leva a uma acao coletiva e as duas vem a ser a concientizacao em a praxis e orientado a transformacao e
mudanca, portanto a emancipacao de os sujeitos, sempre com um cunho político.
FEB2018MRQ
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