UV Heurística naS
Escolas EstaduaIS, risco ou oportunidade na Pedagogia
Por: Mario Rios Quispe
Professor da Ciencias y Mestrado em
Educacao
O conceito de UV
heurística que foi trabalhiado nos laboratorios de ciencias, nos ultimos tempos
, hoje se trabalia em tudo os colegios estaduais do Perú sim um resultado
otimo.
O Método Heurístico UV cumpre seu papel se os alunos
tiverem conteúdo sustentado, o que não é o caso da escola pública; pois termina
por procederearizar a todo custo, é se desvanece o objeto de estudo.
Os especialistas recomendam o uso para alunos do 4º ao
5º ano de secundaria, se você fizer isso nos primeiros anos, existe o risco de
ser mais um obstáculo, no sentido de que, ao não ter conteúdo sustentável, eles
permanecem com o instrumento e perdem a relevância didática.
Em minha opinião, considero que a heurística já é um
conceito um pouco difícil de se desenvolver como uma metodologia na sala de
aula, pois o acesso do criança ao conhecimento científico, sempre é tentativa e
erro nos primeros anos; inseri-lo nos primeiros níveis do ensino médio é
acreditar que o método pode resolver o ensino da ciência.
Eu entendo que tenta romper com as idéias velhas do
ensino da ciência, mas a heurística, exige um conteúdo sustentado, pelo
contrario é um algoritmo mais em toda essa tentativa de ensinar ciência, além
disso se tentará forçar e depois perderá
o conteúdo científico que é, em última análise, a base de qualquer estratégia
de trabalho científico e ensino de ciências.
Eu acho que uma maneira de iniciar o ensino da ciência
no primeiro nível de ensino médio é através da cultura científica e que tem
muito a ver com o contexto local e social, diz Irinéa de Lourdes Batista: “É evidente, novamente, que conceitos fundamentais como os de
referencial inercial e coeficientes de inércia estao muito pouco relacionados
com a cultura científica que eses alunos possuem”.
Vemos no UV tentando construir uma hipótese já muito
difícil por certo, embora temos o problema de ser capaz de especificar o tipo
de relação entre as variáveis indedependiente e indepenciente, pior, fingir
para caracterizar quantitativamente, mais uma vez tenho que recorrer a Lourdes
Batista: “Na construcao de modelo de
hipotesi temos que a sua elaboracao nao é o resultado, mas só o ponto de
partida do conhecimento lógico…”.
Técnicas como a heurística UV precisam de
especificidade, não acho que seja erróneo, o é quando não sabe como se aplica,
quando há extremo em termos de processo metodológico,e quando, em geral segue a
“pede literae”.
A lição de tudo isso é que toda boa metodologia é um
reflexo da realidade, na medida em que busca descompactar o objeto, não
esqueçamos que o conceito foi construído a partir de todo um processo teórico
e, ao mesmo tempo metodológico, pois é um reflexo do outro, dentre estrutura e
movimento.
Finalmente, devemos ver que, se o usassem em
laboratórios de ciência, é para "simplificar" o conhecimento, em
qualquer caso, depois a pergunta (problema científico), o que é necessário é um
gancho e este é o conceito que deve dar lugar a outras perguntas ou saídas para
do problema
Em resumo, nao é erroneo trablahiar com heurísticas
UV, maís isso tem que ter um critério de especificidades em quanto nível de
estudo, perfil socioeconômico, grau de cultura científica e outros.
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